Os nossos vasos podem aumentar de tamanho por inúmeras razões, principalmente a Aorta e outros vasos arteriais.  A causa desta dilatação depende do vaso acometido. Destacando a Aorta, sendo este o vaso responsável por transportar sangue do coração para várias do corpo, tem como causa de aneurisma vários fatores que culminam da degeneração da parede do vaso.

Assim como as causas, os sintomas também dependem do vaso acometido. Podem variar desde dor de barriga, obstrução da circulação  das pernas, rompimento do vaso, mas grande parte dos casos não possuem nenhum sintomas até atingir diâmetros maiores.

O diagnóstico é realizado com uso de exames de imagem, desde ultra-som doppler, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre outros.

Geralmente, o tratamento é apenas acompanhamento com o cirurgião vascular por períodos determinados pelo mesmo. Mas, em alguns casos, é necessário realizar uma cirurgia, podendo ser um procedimento com cortes na barriga, ou seja, convencional, ou por meio endovascular.