Perguntas Frequentes

Tenho varizes nas pernas, então tenho trombose nas veias?

Muito pelo contrário. O fato de o paciente possuir varizes significa que os vasos estão dilatados, com fluxo de sangue alterado no local acometido. Trombose venosa significa veia entupida, sem passagem de sangue pelo local.

Se tenho varizes nas pernas, então eu tenho maiores chances de ter trombose venosa?

Não necessariamente. O surgimento de trombose venosa profunda envolve associação de múltiplos fatores, incluindo obesidade, doenças crônicas, câncer, entre outros, não sendo uma exclusividade de portadores de varizes.

Após retirar as varizes, elas podem voltar?

Na verdade, a palavra “voltar” não é utilizada de forma correta. Ao se operar e retirar as varizes nas pernas, o corpo pode formar outras varizes, diferentes dos outros vasos. 

Eu uso a mesma meia elástica há anos, mas estou com dores nas pernas. Por quê?

Esse quadro de dor persistente pode ser ocasionado pelo uso de meias elásticas com o prazo de validade vencido, sendo geralmente de 6 meses. Mas essa queixa também pode ocorrer devido a evolução do acometimento das varizes nos tecidos ao seu redor ou até outro diagnostico que não exclusivamente de origem vascular.

Fiz um exame de imagem e o laudo está escrito que tenho placas de gordura na parede dos vasos. Isto é grave?

Sempre procure um cirurgião vascular para ver este exame e dar a conduta adequada, visto que em muitos casos a conduta pode ser com medicações e mudanças de hábitos de vida, sem necessidade de cirurgia.

Sempre tenho formigamentos nos braços. Isto pode ser um problema vascular?

Formigamento nos braços pode ser um acometimento dos nervos, assim como alterações vasculares. Sempre passe por uma avaliação com cirurgião vascular para orientar sobre conduta no caso.

Fiz aplicações nos meus vasinho e eles voltaram. Por quê?

Escleroterapia ou aplicações nos vasos devem, necessariamente, ser realizados pelo cirurgião vascular. Eles estão capacitados em avaliar quando as aplicações podem beneficiar o paciente ou quando é necessário realizar exames para investigar vasos profundos alterados, responsáveis pelo surgimento de novos vasinhos.

Existe algum risco ao se operar as varizes das pernas?

Existe risco cirúrgico em qualquer procedimento, incluindo a cirurgia de varizes. Sempre é necessário realizar um pré-operatório adequado para minimizar qualquer possibilidade de ocorrer algo desagradável durante e após a cirurgia. 

Tenho cateter para quimioterapia e recebi a notícia de que estou curada. Posso retirar esse dispositivo?

Mesmo após receberem a ótima noticia de terem vencido o câncer, os pacientes são geralmente orientados a permanecerem com o cateter, mas essa conduta depende do tipo de doença tratada e da conduta do oncologista.

Tenho uma fístula artério-venosa e gostaria de saber os cuidados que tenho que ter

Confecção de fístula arterio-venosa é uma cirurgia delicada, onde a taxa de sucesso a longo prazo depende dos cuidados do paciente após o procedimento. Entre as medidas estão evitar comprimir diretamente a fistula ou próximo a ela (dormir sobre o braço e colocar sacolas apoiadas no braço, por ex.).